segunda-feira, 29 de abril de 2013

Expedição Iata-Piuna. De volta a Elevação do Rio Grande


Predestinado a completar sua missão o NPq Yokozuka amanheceu na rota da Elevação do Rio Grande em um último esforço para conseguir dados nessa área, tão importante para o projeto cruzeiro Iata-Piuna. As 16h atingiu a posição do ponto de mergulho chamado de "Coral Garden" (Jardim de Coral) sobre a Elevação do Rio Grande que inclui a exploração e uma das "paredes" do canyon central. Este ponto foi inicialmente selecionado pois estudos anteriores realizados pelo Serviço Geológico Brasileiro teriam apontado para a presença de corais de profundidade (ou corais de águas frias).


Assim procedeu-se imediatamente a realização de linhas de mapeamento com a sonda multifeixe e consequentemente a descrição completa da topografia do fundo e consequente revisão do plano de mergulho a ser realizado amanhã. A ideia é descer ao ponto mais profundo do canyon (1200 m) e prosseguir rumo Norte subindo a parede lateral do canyon até sua borda a 600m de profundidade, um dos pontos mais rasos da Elevação do Rio Grande.


Para essa missão foi escalado o professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Jose Angel Alvarez Perez, que tem se dedicado ao estudo da Elevação no âmbito do projeto Mar-Eco Atlântico Sul (Censo da Vida Marinha) e em parceria com o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM). O mergulho depende ainda de uma confirmação das condições climáticas apenas possível algumas horas antes do horário planejado para o mergulho. Mais uma vez a expectativa toma conta da equipe de cientistas a bordo do Yokozuka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário