domingo, 28 de abril de 2013

Expedição Iata-Piuna. Pausa nos mergulhos

Infelizmente, o tempo deu indícios de que iria piorar no final do dia. Assim, o mergulho de número #1338 do aquanauta/cientista japonês - Takashi Toyofuku foi cancelado. Tal ação era necessária, uma vez que a segurança da operação é ponto primordial. Apesar disto, o grupo de operação japonês se prontificou a colocar no local de mergulho uma "Deep Tow Camera" (DT), equipamento rebocado pela embarcação que coleta imagens. Assim, o DT foi colocado na água e desceu (40m/min.) por meio de um cabo eletromecânico (com fibra óptica) até aproximadamente 3.200m.


A proposta era dar continuidade ao transecto iniciado no dia anterior. Desta forma, teríamos o perfil completo (4200-2210m) também daquela região da Dorsal de São Paulo, o que incrementa nosso conhecimento a diversidade biológica e a formação geológica daquela região.


Após quase 5h de operação foram percorridos 3,7km ao longo de uma elevação de cerca de 1.200m. Foi observada uma paisagem com grande areas de fundo sedimentar, nas quais puderam ser encontrados camarões, peixes, ofiuroides e corais ao longo da subida. Algumas amostras de corais puderam ser recuperados por meio de uma pequena draga lançada pelo DT no final do percurso.


Após a recuperação do equipamento, o navio Yokosuka iniciou o seu deslocamento para a Elevação do Rio Grande. Esta viagem demorará pouco menos de um dia, tempo este que a equipe abordo usará para dar continuidade nas análises do material já coletado, bem como fechar o planejamento para os próximos mergulhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário