quarta-feira, 17 de abril de 2013

Expedição Iata-Piuna. O treinamento

Navegação – Tivemos um dia cheio. Pela manhã houve um seminário onde o chefe das equipes científicas japonesa (Dr. Hiroshi Kitazato - Jamstec) e brasileira (Dr. Angel Perez - Univali) fizeram apresentações para os oficiais do NP Yokosuka e o equipe de engenheiros e pilotos do Shinkai 6500 explicando as motivações e objetivos da expedição.


À tarde fomos submetidos a uma sessão de treinamento para operação do Shinkai 6500 quando ouvimos uma palestra sobre as características do submersível, suas capacidades e seus equipamentos e procedimentos de segurança. Foi um alívio geral quando aprendemos que o Shinkai 6500 pode liberar uma boia carregando um longo cabo à superfície através do qual o navio pode trazer o submersível a bordo no caso de alguma pane em seus mecanismos de subida. Depois disso entramos no submersível para uma explicação de todos os equipamentos e sua operação.


Também foi o momento do "stress test" quando tivemos a entrada fechada e foi possível testar nosso comportamento dentro do ambiente interno que é mesmo muito pequeno e apertado (uma esfera com menos de dois metros de diâmetro). Todos ficamos impressionados com esse ambiente, mas felizmente todos os cientistas mostraram-se aptos para o mergulho. De fato alguns cientistas japoneses a bordo já têm em seu currículo mais de 40 mergulhos. O dia terminou com uma confraternização regada a saquê e muitos petiscos. Um momento de descontração e reflexão do trabalho que esta por vir. O vento recuou consideravelmente e navegamos por um Atlântico Sul mais gentil do que dos últimos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário