terça-feira, 30 de abril de 2013

Expedição Iata-Piuna. Jardim dos Corais

São 9h da manhã (8h no Brasil) e o Shinkai 6500 está se preparando para o primeiro mergulho na Elevação do Rio Grande. É a vez do professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Jose Angel Alvarez Perez, explorar o ponto chamado de "Coral Garden" devido a expectativa de se encontrar concentrações de corais de águas profundas nessa área. Às 11h o submersível toca o fundo do canyon a 1.251 metros de profundidade e encontra-se em uma temperatura ambiente de 3,2°C. Seguindo o plano, inicia o processo de coleta de água e de sedimentos com nove testemunhos, processo vigiado por três grandes enguias (Família Synaphobranchidae) que se a aproximam atraídas pela luz.


Cumprida a primeira missão o Shinkai inicia a subida da encosta do canyon onde paredes rochosas quase verticais se elevam formando grandes precipícios. Paredes estas recobertas por corais reluzentes de forma arborescente e que são o habitat de muitas outras espécies, um verdadeiro jardim sustentado pela corrente que traz alimento para todas as formas de vida. No topo da colina o ambiente se transforma num "planalto" de fundo rochoso onde a corrente é ainda mais forte fluindo em direção ao borde do canyon. Apenas pequenos corais são observados além de muitos peixes, lagostas, caranguejos, esponjas e ouriços.


Às 17h o Shinkai volta a superfície carregado de ideias e amostras que podem revelar mais sobre a diversidade e sobre como a vida é possível no topo dessa grande montanha submersa do Atlântico Sul. Angel Perez mal consegue acreditar na riqueza de vida que teve a chance de presenciar, e recebe seu merecido banho de água fria, o "batismo" de mais um cientista a observar, pela primeira vez, e com os próprios olhos, o mar profundo.

Um comentário:

  1. Parabéns à equipe UNIVALI, Angel um dos melhores professores que eu tive é mais do que merecida esta experiência!!
    Marta Smith

    ResponderExcluir