sábado, 4 de maio de 2013

Expedição Iata-Piuna. Encerramento

Após o mergulho em Coral Gardens, o Npq Yokosuka encontrou mais uma boa oportunidade para explorar a Elevação do Rio Grande no dia 2 de maio. Antes disso a região chamada de "Pockmark" foi explorada pela câmera rebocada (Deep Tow Camera) pois novamente as condições climáticas não eram seguras para a operação do Shinkai 6500. Assim, o último mergulho antes da nossa partida definitiva para o Brasil ocorreu em uma localidade chamada "Granito", local onde tinha-se uma expectativa de se confirmar a presença de rochas continentais no meio do oceano.


O último aquanauta foi o Dr. Hiroshi Kitazato, o chefe científico e um dos mentores da expedição "Iata-piuna". Viu-se mais um belo mergulho, com muita vida e cenários surpreendentes, além de muitas amostras biológicas e geológicas. O dia seguinte, já com  NPq Yokosuka navegando com potência máxima rumo a Baía de Guanabara, foi de atividade intensa e focada na organização de toda a informação e amostras coletadas ao longo dos 7 mergulhos realizados além dos perfís de deep tow.


Mas ao cair da tarde, há poucas horas da cidade maravilhosa, o Yokosuka parou e ofereceu a todos uma "churrasco" de confraternização e de celebração desta primeira etapa da expedição ”Iata-piuna". Um momento de muitas fotos, homenagens e abraços. Uma oportunidade de reflexão não apenas dos feitos científicos, pioneiros na história das ciências marinhas do Brasil, mas também das lições de companheirismo, eficiência, solidariedade, simplicidade e amizade que esse grande povo nos ofereceu.


Amanhã estaremos no Rio de Janeiro, onde encontraremos autoridades de diversos segmentos da administração dos dois países e também da mídia. Estaremos prontos para contar e mostrar o que vimos e fizemos. Mas acima de tudo externar nossa expectativa de que esse não seja o fim, mas sim o começo de uma era de exploração das profundezas do Atlântico Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário