quinta-feira, 25 de abril de 2013

Expedição Iata-Piuna. Terceiro dia de mergulho

Terceiro dia de mergulho em seguida. A partir da amostragem realizada nos dias anteriores, decidiu-se manter a programação e completar o transecto junto a Dorsal de São Paulo. Desta vez o geólogo brasileiro, Adolpho Augustin (PUC-RS) representando a Petrobras foi o contemplado com a oportunidade de se tornar um Aquanauta. Após um mergulho de quase cinco horas, percorreram uma distância de aproximadamente 2km, desde 3100 até 2600m de profundidade.


No inicio do percurso foi observado um fundo oceânico com muitas rochas de tamanhos diversos, as quais são em grande parte constituídas por uma crosta de íons metálicos. Somente após deslocar cerca de 1km foi que Adolpho encontrou um local com fundo sedimentar, onde puderam ser observadas e coletadas amostras de sedimento (testemunho) e uma estrela do mar.


De volta ao navio foi recebido com entusiasmo pelos demais abordo, uma vez que esta havia sido sua primeira experiência como Aquanauta. Pouco mais de uma hora depois estávamos todos reunidos para discutirmos àquele mergulho e o do dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário