sexta-feira, 26 de abril de 2013

Expedição Iata-Piuna. Quarto dia de mergulho

Felizmente, mais um dia de sol e mar calmo, assim pudemos entrar no quarto dia de mergulho em seguida. A partir da discussão dos resultados obtidos nos dias anteriores, decidiu-se voltar em uma das áreas já exploradas. Esperava-se com este mergulho coletar mais amostras de alguns animais em um ponto específico já visitado no segundo dia de mergulho. Para tanto, ficou incumbido desta missão o cientista japonês - Koichi Ara (Universidade Nihon), o qual já morou no Brasil durante o seu doutoramento (Instituto Oceanográfico, USP).


Aproximadamente 1,5h após deixar a superfície, o Shinkai 6500 encontrava-se no fundo oceânico a 4219m de profundidade. Foi então que os habilidosos piloto e co-piloto do submersível, dirigiram o mesmo até local de interesse. A fim de facilitar a localização do alvo, além dos sistemas geoposicionamento havíamos deixado uma marca (peso com uma corda e pequena bandeira de plástico). No referido ponto foram coletadas amostras de água, a qual tem sido processada em todos os mergulhos para futuros estudos de microbiologia e metagenômica, desenvolvidos pelo pesquisador André Lima, da Univali.


Também animais, sedimento e rochas foram amostradas no local. De volta a embarcação, o Aquanauta do dia também foi recebido com um agradável e tradicional banho de água, pois também havia sido seu primeiro mergulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário